Cozinha Turca

 

A cozinha Turca é uma cozinha muito curiosa, para aqueles que viajam e gostam de culinária. A variedade de pratos encontrada na culinária Turca, a maneira com a qual os ingredientes são misturados e evidentemente o material empregado são coisas para serem estudadas e apreciadas. As pessoas logo concluem que a evolução desta gloriosa culinária não foi um acidente. Similar a outras grandes cozinhas do mundo, ela é o resultado da combinação de três elementos. A Turquia é conhecida por sua abundancia e diversidade em elementos comestíveis, devido a sua flora, fauna e diferenças regionais. E o legado de uma cozinha imperial é incontestável. Centenas de cozinheiros especializados em diferentes tipos de pratos, todos eles tentando agradar ao máximo o paladar real. Não ha duvidas que a sua influencia em aperfeiçoar a cozinha Turca marca a cozinha de hoje em dia.

A cozinha do palácio tinha uma organização complexa e social, uma vida urbana vibrante, especialização de trabalho, comercio e controle total sobre a rota das especiarias, tudo isso refletindo no florescimento da cultura do império. A influencia da longevidade das organizações sociais devem ser tomadas em conta. A região da Anatólia é tem mil anos e naturalmente, assim como a sua cozinha. O tempo é a essência : "A religião do rei se torna a religião do povo, é so uma questão de tempo", esta frase também é valida para a comida do rei. O império otomano durou 600 anos e embora haja uma transição cultural na moderna Turquia de hoje, a cozinha evoluiu com refinamento e aperfeiçoamento dos pratos, bem como na combinação dos mesmos. A cozinha turca tem o privilegio de estar entre o oriente e o mediterrâneo, que conta uma complexa historia de imigração entre a Asia central ( aonde os Turcos se misturaram com os Chineses) e a Europa ( onde os Turcos conquistaram ate Viena). Bebidas típicas da Turquia Ayran Boza e Sahlep Se você quer experimentar uma bebida realmente típica da Turquia, você deve pedir um "ayran", "sahlep" ou "boza" em um cafés. Estas três bebidas não são alcoólicas e podem ser encontradas pela cidade em diferente estações do ano:

Ayran

O ayran é feito de uma mistura de água, iogurte e sal. Geralmente o ayran é bebido mais no verão por ser uma bebida gelada. Mas os turcos também bebem ayran no inverno. A consistência do ayran é cremosa, de cor branca e varia de região para região mas o básico é a mistura de água, iogurte e sal. Esta bebida é muito saudável e uma boa fonte de alimentação podendo ser um acompanhamento de uma refeição. Caso você queira experimentar o ayran, faça você mesmo a bebida ! Misture 100 ml de iogurte puro gelado com 100 ml de água gelada uma colher de sal de café e misture no liquidificador. Sirva frio. Bom apetite !

Pausa para beber um chá Turco!

O Chá é a bebida nacional dos Turcos. Em qualquer lugar, a qualquer hora é hora de beber um chá preto ! Na Turquia o chá não é tomado em xícaras e sim em charmosos copos de vidros. Existe dois tipos de chá a serem servidos: o chá forte: 'koyun çay' e o chá fraco: 'açik çay'. Embora artificial, os turistas geralmente adoram um outro tipo de chá: o chá de maçã. Outra pedida seria o famoso café Turco. O café Turco é feito cozinhando a borra de café e servindo o café com a mesma. O pó do café então se acomoda no fundo da xícara e você poderá apreciar um saboroso café. Os Turcos são muito supersticiosos e após tomar o café tem o costume de ler a sorte na borra, virando a xícara de cabeça para baixo e lendo os desenhos formados pela mesma ! Se você quer experimentar uma bebida tipica turca, peça: sahlep, ayran ou boza ! Ha vários locais em Istambul onde se toma chá e se fuma o narguilé. Narguilé é uma formado por uma peça de cerâmica ou vidro, um cabo e uma piteira. Na peça de cerâmica ou vidro se deposita água, e acima dela se coloca um fumo e uma brasa. Puxa-se o fumo através da piteira e do cabo. Narguilé é o passatempo predileto juntamente com uma boa conversa. Afiyet olsun ! Quer dizer : Bom apetite !

Boza

O boza é uma bebida típica turca feita de sementes de grão de bico trituradas , um pouco de canela e açúcar. Esta bebida é cremosa de cor amarelada e geralmente bebida no inverno. No verão é quase que impossível achar boza para comprar. O Boza é vendido nas noites de inverno na rua por vendedores ambulantes. Os vendedores andam pelas ruas gritando boooozaaaa. A venda de boza é uma tradição na Turquia. Boza é bebido separadamente e não como acompanhamento em uma refeição.

Sahlep

Sahlep é uma outra bebida típica turca feita com a mistura de um po especial chamada sahlep que é vendido nos supermercados da Turquia e leite. Ao ser servido é derramado um pouco de canela na xícara fazendo com que a bebida seja mais atrativa. O po do Sahlep é feito com a mistura de varias especiarias, e seu sabor é único. Sahlep é uma bebido cremosa quente de inverno, bebida em cafés por toda a Turquia. Geralmente a bebida é bebida sem acompanhamento, mas caso a pessoa queira comer alguma coisa uma torta ou bolo seria uma boa pedida. Sahlep é uma bebida tradicional e foi também servida na época do império otomano.