İstambul

 

Istambul é a única cidade do mundo que fica em dois continentes; Europa e Ásia. uma fascinante mistura de oriente e ocidente, história e modernidade. Com 2.500 anos de história, foi a capital dos impérios Romano, Bizantino e Otomano. Tornou-se Bizâncio, capital do Império Bizantino no início do ano 100 aC, e tornou-se Constantinopla, capital do Império Romano do Oriente, em 306 d.C. Istambul cosmopolita, moderna importante cidade de negócios, mescla o novo e o antigo, com hotéis sensacionais, restaurantes divinos, vistas de tirar o fôlego, e banhada pelas águas azul marinho do Bósforo! O pôr-do-sol mais bonito do mundo...

Palácio Topkapi

O Palácio Topkapi foi o primeiro palácio dos Sultões Otomanos, funcionando como residência e centro administrativo para o império Otomano, um dos maiores do mundo, por 300 anos. Construído após a conquista de Istambul pelos turcos entre 1475 e 1478 a pedido do sultão Fatih Mehmet. Gigante, cercado por muralhas com 5 Km, tem uma área de 700 mil m2. (2 vezes a área do Vaticano! ) impressiona desde sua entrada com um parque muito verde e bem cuidado. Atualmente é dos museus mais visitados da Europa, espetacular! Lá viviam 5 mil membros da família real, soldados, e criados. Sua planta arquitetônica era dividida em 2 partes, onde viviam a dinastia (enderum) e onde viviam empregados civis (birun) Nessa época, o Harém era a parte mais importante da vida familiar do sultão onde, juntamente com as suas quatro esposas oficiais, com crianças, viviam também um considerável número de concubinas. (Na época do sultão Murat III, havia cerca de 1200 mulheres no harem! ) A vida para elas era muito competitiva, com o sonho de ser eleita "a favorita", dar um filho ao sultão, que seria o próximo candidato ao trono. Com tanta ambição, era uma rede de intrigas, fofocas, e quem as preparava e controlava era a "válide" (poderosa mãe do sultão). É possível visitar os pátios, piscina, banhos turcos, corredores com os azulejos decorados, esplêndidas salas. No outro prédio o Tesouro Imperial impressiona com as jóias mais poderosas do planeta! O diamante Kasikci, de 86 quilates e 40 brilhantes á sua volta (conta a lenda que um fazedor de colheres encontrou o diamante e o vendeu por uma ninharia ao sultão) ou os seus tronos de ouro decorados com jóias, pedras preciosas, centenas de pérolas, milhares de rubis, esmeraldas, diamantes.... adagas, espadas com pedras e mais pedras incrustadas... As roupas dos sultões bordadas, o luxo em que viviam....Nas suas cozinhas expõe-se uma enorme coleção de porcelana chinesa. Em outra sala também há relíquias como ossos de São João Batista, relíquias de Maomé, etc. Aprecie o Jardim das Tulipas, super floridos especialmente na primavera (Abril e Maio) Imperdível! (İbrahim Paşa Oteli, Binbirdirek Mh., Terzihane Sk 7)

Santa Sofía ( Hagia Sofya)

Hagia Sofia (pronuncia-se "Aya Sófya") ou Santa Sofia quer dizer "santa sabedoria" é um espetáculo; grandiosa, imponente, maravilhosa! A igreja de Santa Sofia foi reconstruída por Justiniano no século VI e foi o centro do Império Bizantino durante quase mil anos. Considerada uma obra universal pela técnica que possui, as dimensões da sua arquitetura e os seus mosaicos dourados. Cobre uma superfície de 1,6 hectares. Mais de 10.000 operários trabalharam na construção, 100 mestres durante 5 anos. O mármore do interior foi trazido da Anatólia e as 4 colunas verdes da nave foram trazidas de Éfeso, e os azulejos e tijolos trazidos de Rhodes. Os terremotos danificaram as suas abóbodas, os cruzados saquearam os seus tesouros e no fim do Império Bizantino foi abandonada por falta de dinheiro. Quando os turcos conquistaram Constantinopla a igreja foi transformada numa Mesquita. Desde 1931 é um museu, maravilhoso e imperdível! Veja que show em 360º! Ingressos 20 TL. Horários: Fecha às 2ªs feiras. No verão das 9 às 19hs e no inverno até às 16:30hs. (Sultanahmet Meydanı No: 1)

Mesquita Azul ( Mesquita de Sultan Ahmet)

A Mesquita Azul foi construída entre 1600 e 1616 a pedido do sultão Ahmet, e é a mais espetacular e linda mesquita de Istambul, com azulejos de Iznik (antiga Nicéa, dois cocílios ecumênicos do Cristianismo) e com 6 minaretes. Segundo a lenda, o sultão ao pedir ao arquiteto um minarete de "ouro", o arquiteto entendeu "seis" (o som em turco é similar) e por esta razão é a única mesquita a ter 6 minaretes, ao invés de ouro, que custaria muito caro... Sua proximidade com o Palácio Topkapi, foi proposital.Com 21.043 peças de azulejos de Izmir, mede 51m x 51m, tem enorme tapete, onde não é permitido entrar de sapatos. ( Na entrada é preciso tirá-los, e há saquinhos para guardá-los, recomenda-se levar meias, ou se preferir entre descalço) Também recomenda-se levar lenços ou pashiminas para colocar na cabeça, cobrir ombros e pernas, se estiver de bermuda (Se não tiver, há lenços à disposição) Veja que show em 360º! Uma maravilha, imperdível!

1 2 3 4